Em virtude da pandemia causada pelo Covid-19, muitas instituições e o comércio foram paralisados. Sabemos que é uma doença nova e devemos seguir todos os cuidados médicos, porém não devemos esquecer de manter também uma rotina de estudos saudável.
A recomendação é sempre buscar ao máximo dar continuidade à sua rotina de estudos mesmo no período da quarentena. Mas, o fato de você estar na sua casa faz muita diferença e é necessário se adaptar ao ambiente. E, neste momento, o aluno que está tendo suas matérias a distância deve ser mais engajado e autônomo, uma vez que seu progresso depende exclusivamente do próprio esforço.
Para quem precisa de uma ajuda para organizar o próprio cronograma separamos algumas dicas para que você pegue o ritmo e se concentre em seus estudos. Vamos lá?
Faça uma lista
Primeiramente, faça uma lista do que deseja realizar ao longo do dia, desde atividades rotineiras, como lavar louça, até mais específicas, como estudar 2 horas de história. Esse guia servirá para que você consiga visualizar suas obrigações e claro, não deixará que você se distraia e esqueça o que você tem que fazer.
Hidrate-se
Sim!! Beber água é muito importante. Mais de 60% do organismo humano é formado por água, e os efeitos de desidratação podem ser imediatos. Um estudo realizado em 2012 constatou que uma desidratação leve prejudicou o humor e a concentração, afetando também a memória e intensificou suas sensações de ansiedade e fadiga.
A hidratação, então, ajudará você a manter sua concentração em seus afazeres. Além, é claro, de evitar diversas doenças que a falta d’água pode acarretar em seu organismo.
Revise a matéria
A revisão de conteúdo é, sempre, muito importante, pois te ajuda a ter certeza de que não passou nada despercebido por você. É normal que nas aulas você acabe se distraindo por alguns instantes e, nem sempre pegue tudo o que o professor explicou, ou apenas que a matéria seja tão densa, que necessite olha-lá novamente para entendermos bem a matéria.
Para esses casos, podemos entender que existem três tipos de revisão: A revisão imediata precisa acontecer após os estudos, a sintetizadora em menos de uma semana após o estudo e as revisões periódicas precisam seguir uma lógica de sua preferência sendo, de 15 em 15 dias ou de 30 em 30 dias.
Faça resumos
Para ajudar no ponto anterior, a internet está cheia de ideais. E para te ajudar a decidir qual o melhor modelo para você, aqui vai uma lista de alguns modelos simples e mais usados, para você se inspirar:
Mapa Mental: consiste em criar resumos cheios de símbolos, cores, setas e frases de efeito com o objetivo de organizar o conteúdo e facilitar associações entre as informações destacadas.
Ficha - resumo: os fichamentos são resumos feitos com as próprias palavras sobre as informações estudadas. Podem ser feitos em formato de texto corrido ou por tópicos.
Flashcards: são basicamente pequenos cartões para testar sua memória. Essencialmente, eles têm de um lado, uma pergunta, e do outro, a resposta. Isso também pode variar, como: tópico e palavras-chave ou termo e definição.
Espero que depois dessas dicas você consiga melhorar sua concentração nos estudos. Não esqueça que seu futuro depende de você, então não deixe que está crise te abale. E, bons estudos!!!