A criatividade indica a capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas. Pode ser aplicada em qualquer área da vida, e significa pensar fora da caixa, ou seja, pensar de forma diferente e original das demais.
A criatividade é um elemento essencial em áreas como o trabalho por exemplo. Em diversas instituições os funcionários criativos ganham recompensas, por serem eficazes em trazer soluções para os problemas, permitindo que a empresa consiga economizar ou lucrar com novos produtos.
Ela pode ser estimulada de diversas maneiras. Confira abaixo como:
1- Observe
Ser um bom observador está intimamente ligado ao dom da criatividade. E caso você não possua essa habilidade, ela pode ser facilmente exercitada.
Observe os detalhes das construções, dos símbolos nas placas de trânsito, as características das pessoas em sua volta. Quando estiver conversando com alguém, observe seu modo de falar, sua linguagem, sua postura.
Tudo conta e sua iluminação para uma ideia criativa pode surgir nesse processo de observação.
2- Ouça música
Ouvir uma boa música pode ser a chave para ter uma boa ideia. Preste atenção nos vocais, nos acordes que muitas vezes passam despercebidos, e nem precisa ser um expert em música, apenas sinta o que ela quer te passar.
Você pode acabar tendo uma nova perspectiva da música quando analisa sua letra e percebe os tons e ênfases das frases e suas rimas.
3- Assista filmes
Não apenas assista, mas perceba os detalhes envolvidos em cada filme. A iluminação, a fotografia, a trilha sonora, os efeitos especiais. Absorva as estéticas diferentes, há uma infinidade de elementos que estão presentes e que passam despercebidos quando só prestamos atenção na história em si.
Após assistir, tente ir além: pesquise sobre a obra.
Faça as seguintes perguntas: É uma adaptação de um livro? Uma refilmagem de um clássico? Quem é o diretor? Qual seu estilo?
Tais pesquisas também estimulam a criatividade.
4- Aproveite seu sono
Por mais que o trabalho esteja acumulado, evite criar o hábito de passar noites em claro. Para algumas pessoas, dormir mais de seis horas é luxo. Mas lembre-se que uma mente criativa precisa descansar. Não force a barra.
Quando acordar, tente lembrar do que sonhou. Esse é um exercício bem interessante para estimular a memória e pode ajudar a desenvolver ideias criativas no mundo onírico.
5- Leia e escreva muito
Quando lemos nosso cérebro cria os cenários, as falas, as situações. Isso, por si só, já é o mais puro grau da criatividade. Tenha o hábito de ler pelo menos um livro por mês. Pode ser livros técnicos ou de literatura mesmo.
Aproveite e anote tudo que ver de interessante em seus livros, ter um diário com essas anotações e criar em cima delas é um excelente exercício.
6- Aproveite os momentos de ócio
Ninguém pode ser ativo o tempo todo. Por isso, existe aquele momento em que seu único desejo é fazer nada! Quando isso acontecer, saiba tirar proveito dessa situação.
Navegar aleatoriamente na internet pode te fazer descobrir algum site útil. Rabiscar em uma folha de papel enquanto ouve sua banda preferida pode servir para organizar suas ideias. Bater papo com um amigo pode despertar uma ideia fantástica.
Seja qual for a atividade que você faz quando está descansando, esteja sempre preparado para as novas ideias que surgem até mesmo nessas situações.
7- Organize suas coisas
Organize a mesa de trabalho de uma forma em que não perca tempo procurando coisas importantes. Tenha sempre em vista folhas de rascunho e um lápis ou caneta.
Assim, você está preparado caso uma ideia apareça. E, não perce tempo procurando algo para anotar e correr o risco de esquecer sua ideia. Se algo está ocupando espaço na sua mesa, mas você não usa, simplesmente guarde em um outro lugar.
O mesmo vale para os documentos em seu computador. Organize seus arquivos em pastas, divida seu HD, limpe arquivos desnecessários, deixe sua área de trabalho o mais clean possível.
8- Cuide da sua saúde
Uma boa alimentação, sono em dia e uma vida menos sedentária ajudam muito a manter o cérebro ativo. Se tudo estiver dando errado, que tal uma caminhada para espairecer? O bloqueio criativo pode ser fruto de uma ansiedade, se for necessário, faça terapia.
Pessoas criativas tendem a ter uma vida organizada. Sabem cumprir prazos, abrindo espaços apenas para se dedicar a algo de seu interesse. E, percebem que a ideia pode vir a qualquer momento.
9- Reserve tempo para fazer cursos livres
Aprender é sempre bom e se aprimorar em técnicas também. Se você não pode fazer cursos novos, tente pesquisar sobre o que você quer criar. Na internet você encontra muitas opções de caminho para um novo conhecimento.
Esse é um exercício que não precisa ser para um projeto específico, esses aprendizados ajudam a encontrar novas funções na sua cabeça.
Claro que criar novos hábitos não são fáceis. Mas com um pouco de esforço todos podem conseguir. Agora é com você, aplique em sua rotina o que aprendeu e desenvolva sua criatividade e torne seu ambiente mais interessante.