Atualmente, observamos um cenário em que a carga de trabalho e as expectativas profissionais podem pesar sobre nossos ombros. Isso porque encontramos muitos empecilhos e desafios em nosso cotidiano, que por vezes podem ser difíceis de serem solucionados.
Entre os diversos requisitos que temos que complementar, precisamos ainda ser presentes, compreensivos, compassivos e amigáveis em nossos círculos sociais. Além das obrigações rotineiras, há também uma gigantesca carga de informações, muitas vezes conflituosas e desgastantes, dos meios de comunicação.
Por que é importante cuidar da saúde mental?
Devido a esses desgastes, nossa saúde psicológica acaba sendo afetada até percebermos problemas emocionais que antes não estavam lá. E, tudo isso pode acarretar doenças sérias como síndrome de burnout, Transtorno Bipolar, Transtorno de ansiedade, entre outros.
Somos ensinados a sempre persistir, nunca olhar para trás, permanecer fortes diante de desafios. Por diversas vezes vivemos como se não acreditássemos na seriedade desses transtornos, mas temos que lembrar que é importante respirarmos em meio a todo esse caos.
Como cuidar da Saúde mental?
Primeiramente, deve-se encontrar uma maneira saudável de balancear suas obrigações e prazeres da vida. E, haverá muita tentativa e erro até encontrar qual a melhor fórmula para isso. Mas, o mais importante, não fuja de seus compromissos e obrigações, pois, na maioria dos casos, são etapas essenciais para conquistarmos um objetivo maior.
Dicas para cuidar da saúde mental
1. Apoie-se na tecnologia
Aproveite as redes sociais para manter contato com seus familiares e amigos. Além de que podemos assistir diversos filmes, séries, ler livros e encontrar jogos disponíveis gratuitamente para diversas idades.
2. Pratique exercícios com frequência
As atividades físicas também podem agir como pequenos períodos de refúgio de nossa vida caótica. Quando nos exercitamos, nos focamos em nossos movimentos e respiração.
Procure formas de fazer atividades físicas dentro de casa. Monte um cronograma com exercícios que dê para serem feitos com objetos que você possui em sua casa. Atividades manuais, como artesanato, também são ótimas alternativas.
3. Mantenha-se informado
Uma dica é escolher períodos do dia para acompanhar os noticiários e utilizar o resto do tempo livre para praticar atividades físicas e manter a rotina de trabalho e da família.
E certifique-se sempre de estar acompanhando canais confiáveis de notícias. É importante que todos tenham acesso à informação correta para evitar o pânico. E recomenda-se que não fique assistindo o que acontece em outros países, já que pode acabar agravando a situação, pois estamos falando de um novo vírus, e ele pode adaptar-se de diferentes formas ao redor do mundo.