Iniciar na carreira como docente tende a ser, muitas vezes, desinteressante para muitos alunos que estão começando o Ensino Superior. Damos atenção para áreas muito comentadas e deixamos de lado, muitas vezes, a profissão daqueles que nos acompanham desde sempre.
Há quem afirme que tenha quem nasce com o dom de ensinar, mas outros acreditam que esse talento é obtido ao longo dos anos. E, independente da forma que despertamos a paixão de querer seguir carreira no magistério, essa profissão exige planejamento, disciplina e muito preparo da parte dos futuros professores.
Se essa é a carreira que você escolheu seguir (ou pensa em escolher), confira abaixo o texto de hoje para se inspirar cada vez mais!
A carreira
Ser professor é sempre estar disposto a aprender e nunca achar que já sabe o bastante. A graduação é a grande porta de entrada para essa carreira, que pede atualização constante e cursos complementares para incrementar o conhecimento.
Uma das formas de se tornar professor é optar por um curso graduação que seja de licenciatura. Essa modalidade dura cerca de oito semestres e prepara o profissional para a docência em áreas específicas do conhecimento, podendo atuar no ensino infantil, fundamental ou médio.
Escolhendo sua licenciatura
A licenciatura te oferece a oportunidade de desenvolver uma das habilidades mais necessárias para um bom professor, a didática. Com essa modalidade, você também adquire o conhecimento dos conteúdos específicos da área, enquanto cursa algumas disciplinas voltadas a prática pedagógica.
Dois caminhos: universidade ou ensino médio e fundamental?
Nesta carreira você pode optar por dois caminhos diferentes: universidade e ensino médio/fundamental.
Os professores de ensino médio e fundamental são aqueles que auxiliam no desenvolvimento de crianças e de adolescentes até seus dezoito anos, em colégios e instituições de ensino especializadas.
Já para a docência universitária, o professor foca em ministrar aulas e conduzir projetos de pesquisa e de extensão no ensino superior. As aulas, as pesquisas e os projetos de extensão, normalmente, são caracterizadas por visões mais críticas dos temas estudados
A importância do curso de pedagogia
Para os futuros professores de ensino médio e fundamental, a formação em Pedagogia faz-se necessária. O curso dura em média 3 (três) anos e ensina diversas metodologias para serem usadas na sala de aula, psicologia infantil, entre outros.
Se você tem o objetivo de ensinar para alunos do fundamental II (do 6º ao 9º ano) e para ensino médio, precisa ter também formação na área específica que pretende dar aula, como geografia, física, química, matemática e assim por diante.
O que achou das dicas? Pretende começar na área da docência? Converse com nossa equipe e confira os diversos cursos que temos que irão te ajudar a especializar-se cada vez mais.
Clique nas categorias e confira os cursos disponíveis: