Diferente do que algumas pessoas ainda acreditam, liderar não é um dom ou algo que nasce com você. Ser um bom líder é o resultado do domínio de um conjunto de técnicas de liderança no trabalho.
Aprender e dominar essas técnicas vai auxiliar que você se torne um líder que “tira” o melhor de cada colaborador da sua equipe e alcança a alta performance em seus resultados.
Um dos principais motivos para a queda de produtividade das empresas é a desmotivação dos funcionários. Em contrapartida, uma das principais razões para a queda de motivação são os constantes problemas com a liderança da empresa.
Se isso está acontecendo é porque a liderança está sendo exercida de maneira errada.
Para te ajudar a resolver esse impasse reunimos 3 técnicas de liderança no trabalho para te ajudar a ser um bom líder e desenvolver sua equipe.
1. Estabeleça metas que você pode medir
Como líder, você precisa direcionar a sua equipe para a criação de metas específicas, exemplo: “ como aumentar em 10% o número de clientes”, em casos de equipe de vendas. Ou “reduzir em 10% o etmo para a execução de determinada atividade”. Ou ainda “entregar 100% dos projetos dentro do deadline”.
As metas devem ser realistas e desafiadoras ao mesmo tempo.
Não crie metas que não podem ser medidas em números porque elas não têm muita credibilidade e são subjetivas. Será que alcançamos mesmo esse resultado?
Uma técnica de liderança no trabalho é a adoção da criação de objetivos SMART, que são metas:
● específicas;
● mensuráveis;
● atingíveis;
● relevantes;
● temporais.
2. Identifique a necessidade de treinamento
Uma das técnicas de liderança no trabalho mais eficiente para ajudar nos aspectos que listamos no tópico 1 é a capacidade de identificar a necessidade de um treinamento corporativo.
Você como líder de uma equipe deve buscar sempre o que é melhor para ela.
Não seja apenas um representante dos tipos de liderança da empresa dentro de seu departamento.
Seja também um representante de seus colaboradores junto ao restante da diretoria.
Caso você perceba que é necessário desenvolver um treinamento específico para que seus profissionais possam evoluir, crie uma proposta de treinamento e solicite orçamento da empresa para aplicá-lo.
Profissionais que dominam as melhores táticas e ferramentas dentro de suas áreas oferecem mais resultados em menos tempo para a empresa.
Em suma, treinamentos e capacitações são investimentos em sua equipe.
3. Colete feedbacks
Profissionais insatisfeitos afetam diretamente os indicadores de desempenho da equipe. Já falamos sobre isso acima, entretanto, é preciso estar atento ao que seus colaboradores estão sentindo em relação a empresa, a função que exercem, a outros colegas e a você (o líder).
É por isso que implementar uma cultura de feedback é tão importante dentro de qualquer empresa.
Algumas ferramentas podem te ajudar, entre elas:
● pesquisas de clima;
● pesquisas 360º;
● criar um canal direto para compartilhamento de pontos de vista e mais.
Mais uma vez é importante que você como líder mantenha um canal aberto com seus colaboradores para que eles possam vir até você e falarem sobre o que está atrapalhando o seu rendimento.
Para isso crie programas de feedback contínuo e incentive seu colaborador a falar sobre colegas de trabalho, liderança e o dia a dia no trabalho.
Por meio desse feedback você como líder poderá agir para resolver os problemas que estão atrapalhando o crescimento da empresa.
É importante que você conte com o apoio do RH, caso sua empresa conte com um profissional dessa área.
Liderar pode ser uma tarefa difícil, mas é muito gratificante. Você pode ajudar as pessoas a melhorarem ao mesmo tempo em que alcança metas para sua organização.
Experimente estas técnicas de liderança no trabalho e veja o que mais sua equipe pode fazer e alcançar.